Dores que pioram quando a noite chega


Entenda o que acontece com a dor de dente durante a noite, quando ela se torna potencialmente incômoda.

A dor de dentes está entre as piores dores existentes. Quando existe uma dor real, com causas diagnosticadas como patologias, a dor de dente pode impedir a pessoa de realizar suas tarefas corriqueiras, como comer, trabalhar e até mesmo dormir. Mas porque a dor de dente afeta tão diretamente o sono?

Para entender o que acontece, precisamos saber que a dor de dente é uma inflamação/infecção que ocorre em nervos normalmente causada por cárie ou trauma, problemas gengivais ou problemas de oclusão.

A intensidade da dor aumenta durante a noite pois o corpo relaxa e normalmente “esquecemos” o corre corre do dia a dia, deixando que a cabeça lembre a todo momento que o dente está doendo. Ainda assim, o ato de deitar faz com que a circulação do sangue na cabeça aumenta, aumentando a pressão na polpa. A dor nada mais é do que a pressão causada pelos líquidos, sejam sangue, ou pus.

A prevenção da dor sempre foi e sempre será o melhor a ser feito. Quando sentir que alguma coisa está errada, procure um profissional que possa ajudar e resolver o problema antes que ele se torne potencialmente agudo. Caso a prevenção não aconteça e mesmo assim a dor apareça, evite colocar coisas sobre o dente que está doendo, como medicamentos, gelo ou outras substâncias. Isso pode agravar a situação. Em casos de dores leves um bom analgésico pode resolver o problema temporariamente. Caso a dor seja mais aguda, a intervenção do dentista deve ser a solução.